quinta-feira, 11 de novembro de 2021

GLOBO TRAÇA PERFIL DE GROTA, FORAGIDO DA JUSTIÇA, EM MATÉRIA SOBRE O NARCOGARIMPO NO PARÁ.

Grota, em primeiro plano...

O jornal O Globo (RJ) publicou nesta quarta-feira (11) reportagem de fôlego sobre a movimentação de dinheiro pelo narcogarimpo na Amazônia, tendo como personagem perfilado o empresário de Itaituba Heverton Soares Oliveira, o Grota. Que, foragido, está com prisão preventiva decretada pela Justiça em Santarém (PA).

A matéria “Narcogarimpo movimenta dinheiro na Amazônia com aviões, joias, cavalgadas e shows de famosos” é assinada pelo jornalista Eduardo Gonçalves.

Detalha o enriquecimento, propriedades, modus operandi do garimpeiro alvo da operação Narcos Gold, deflagrada na semana passada pela Polícia Federal.

“Grota responde a processos na Justiça do Maranhão, Rondônia e São Paulo por tráfico de drogas, organização criminosa, lavagem de dinheiro e homicídio. No Pará, ostentava o status de megaempresário, como dono de garimpos, fazendas, haras, pistas de pouso e empresas de maquinário de extração mineral e peças de carro. Estrutura que, segundo Polícia Federal, foi usada para movimentar mais de R$ 30 milhões da sua atividade mais lucrativa: o tráfico de drogas” revela o jornalista.

E completa:

“Na investigação no Pará, a PF aponta o vínculo de Grota com o piloto Silvio Berri, que fazia parte de uma facção criminosa do Rio e trabalhava diretamente com o narcotraficante Fernandinho Beira-Mar nos anos 2000. O Ministério Público do Maranhão acusa Soares de se associar as integrantes de uma facção de São Paulo, com que conseguia armas e planejava assaltos a bancos e transportadoras de valores”.

As informações publicadas pelo jornal carioca são com base em dois inquéritos aos qual o diário teve acesso.

“O enriquecimento repentino de Soares no interior do Pará chamou a atenção da PF. Ele seria dono de cerca de 30 lavras de garimpo, três sítios, duas empresas — Vale do Ouro Agropecuária e Mineração Vale do Ouro — três aeronaves e um haras, além duas empresas de maquinários e peças de carro. De 2019 a 2020, Grota, segundo a PF, “passou de nenhum bem declarado e rendimento baixíssimos para uma extensa lista de bens que certamente ultrapassam as casas de dezenas de milhões de reais'”, diz O Globo.


VEJA A MATÉRIA ORIGINAL E COMPLETA, NO BLOG DO JESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOTEL POUSADA ROTA DAS PRAIAS EM ALTER DO CHÃO... JÁ CONHECE?????

HOTEL POUSADA ROTA DAS PRAIAS Ei, você que gosta de viajar, de se divertir, mas gosta de chegar no lugar e ter uma ótima comodidade e segura...